Romance revive duplo suicídio de Stefan e Lotte Zweig no Brasil de 40

postado por Andreia Santana @ 10:22 PM
9 de fevereiro de 2012

Stefan Zweig fugiu da Europa por causa das perseguições aos judeus e fixou residência no Rio de Janeiro no começo dos anos 40

Para os interessados na história dos anos 40, principalmente no que diz respeito ao nazismo e ao contexto da II Guerra, um dos lançamentos deste mês de fevereiro que parece promissor é o romance Lotte e Zweig (Editora LeYa Brasil), de Deonísio da Silva. O livro une fatos reais e ficção para narrar o que seriam as últimas horas de vida do escritor austríaco Stefan Zweig (autor do emblemático Brasil, país do futuro) e de sua esposa Charlotte Elizabeth. O casal, que desde 1940 morava no Brasil, foi encontrado morto em 1942, em sua casa, em Petropólis. Durante anos especulou-se que foi um caso de duplo suicídio, mas o romance de Deonísio da Silva flerta com a teoria de assassinato.

Zweig foi um dos intelectuais foragidos da Europa por conta do avanço do nazi-fascismo. Antes de morrer, ele deixou uma carta cujo conteúdo revela indíscios de uma depressão profunda e de um desencanto enorme com a humanidade. Relatos sobre a morte do autor dão conta, por exemplo, de que ele teria se desiludido com a alegria esfuziante dos brasileiros – sua morte e de Lotte ocorreram no Carnaval de 42 – enquanto na Europa milhares de pessoas eram vitimadas em campos de batalha ou extermínio.

Brasil, país do futuro é uma espécie de crônica de viagem contemporânea. Na obra, iniciada com pesquisas durante visitas do autor ao país na década de 30, Zweig descreve o Brasil em seus aspectos culturais, econômicos e sócio-políticos, chegando ao detalhismo de mostrar balancetes e estatísticas sobre o crescimento do país e suas perspectivas futuras. O Brasil que ele descreve, porém, é o do Estado Novo e, para muitos críticos do texto, a visão do escritor sobre o país é ingênua e ufanista. Ainda assim, lançada em 1941, durante anos, a obra foi tida como uma das principais fontes de informações sobre o Brasil para os europeus e ainda hoje é uma leitura obrigatória – guardadas as devidas proporções do senso crítico e do contexto da época – para quem pesquisa a história brasileira.

Ficha Técnica

Lotte e Zweig

Autor: Deonísio da Silva

128 páginas

Editora LeYa Brasil

Preço: R$ 39,90

Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário