Ariano Suassuna estará em evento em Feira de Santana

postado por Andreia Santana @ 1:29 AM
27 de abril de 2012

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna estará em Feira de Santana, no dia 06 de maio, para participar da abertura da Celebração das Culturas do Sertão, no Centro de Cultura Amélio Amorim.  O evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), busca reconhecer, promover e difundir as culturas dos sertões em suas diferentes manifestações e linguagens. Em discussão estará a construção de políticas culturais para a região.

Tags: , , , ,

8 Respostas to “Ariano Suassuna estará em evento em Feira de Santana”

  1. Antonio dos Santos Portela  Says:

    Com certeza Feira ficará mais inteligente após essa visita!

  2. cristovao  Says:

    viva ariano.

  3. rogerio oliveira  Says:

    vamos aproveitar;
    discreto,inteligente,saudavel para cultura nordestina.
    Importante para uma região que eatá vivendo uma grande estiagem (seca), a maior dos ultimosn 30 anos.

  4. Edival Passos  Says:

    Albino está fazendo um extraordinário trabalho à frente da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Para quem não sabe, ele está fazendo eventos dessa natureza, territorialmente, para discutir com a sociedade local os seus valores e sua cultura no sentido mais amplo possível, para subsidiar-se e ao final com certeza teremos um DOCUMENTO INÉDITO de toda a nossa riqueza cultural e dos nossos valores, que permitirá aos baianos e baianas conhecerem melhor a si próprios, o Brasil e o Mundo conhecerem melhor a nossa multicultura, e, evidente, servirá de base para a definição de políticas públcas mais acertadas pelo atual Governo da Bahia e pelos que sucederão ao Governador Jacques Wagner. Albino, nota dez pra você. Meus parabéns e um grande abraço de Edival Passos.

  5. Juvenal Aguiar  Says:

    Desejo parabenizar a Sec. da Cultura de Feira pela idéia de trazer o prof. Suassuna à Feira e, saber local e horário da sua palestra.
    Será uma alegria enorme poder assistir, mais uma vez, a palestra desse Cidadão e mestre tão especial.
    Juvenal Aguiar

  6. Paulo Fernandez  Says:

    É triste ser baiano fora da Bahia

    Sou baiano e trabalho em Curitiba há alguns anos. Tenho muito orgulho e saudade da minha Terra, mas tem sido muito triste ser baiano por aqui.

    Os curitibanos são boa gente, mas muitos não gostam dos baianos, porque têm uma idéia errada, ignorante e preconceituosa sobre a Bahia. Quando alguém erra, dizem que é baianada. Dizem que baiano fala errado, o que tem muito haver com as caricaturas da TV Globo. Dizem que baiano é preguiçoso, um conceito que se popularizou depois que a Regina Casé fez um especial sobre o tema, também na Globo.

    A rede de TV carioca divulga mais o carnaval de Recife que o de Salvador. Aqui em Curitiba, as imagens do maravilhoso Carnaval baiano são raras.

    Tenho alguns amigos conterrâneos que tentam esconder a sua naturalidade para não serem discriminados ou ridicularizados. Antes, as piadas eram de português, hoje, são de baiano.

    Uma das mais imponentes esculturas de Curitiba é a estátua de Ruy Barbosa, com uma bela águia a seus pés. Fica na praça Santos Andrade, com a UFPR, de um lado, e o teatro Guaíra, do outro. Mas, ninguém sabe que a estátua é uma homenagem ao Águia de Haia, pois há muitos anos a placa de bronze informativa foi retirada. Que eu saiba, é a única estátua da cidade sem placa.

    O Houaiss registra que baiano é ignorante, tolo, caipira, fanfarrão e que monta mal a cavalo. Já tem gente falando que a burrice baiana agora é oficial e que o “pai dos burros” tornou-se o “pai dos baianos”. Houaiss nasceu no Rio e é engraçado que o gentílico “carioca” não recebe nenhuma menção à famosa malandragem, aos favelados, aos traficantes ou qualquer referência pejorativa.

    O mais injusto é que a Bahia tem um povo culto, fascinate, com belas tradições e ricas contribuições históricas, mas quase ninguém fora do Estado parece saber disso. Sonho com o dia em poderemos ser novamente respeitados por sermos baianos. Saudade do tempo quando Ary Barroso dizia que a Bahia era a Terra da felicidade.

  7. jmn  Says:

    Este moço é fantástico,parabéns para Feira.

  8. Alyne Amorim  Says:

    Como precismoas disso aqui…nossa cidade ainda é tão carente(imatura)de cultura!Será um evento e tanto…Feira merece!

Deixe seu comentário