Novidades em HQ: Scarface e Uivo

postado por Andreia Santana @ 8:49 PM
22 de maio de 2012

Escrito no final dos anos 20, Scarface (Armitage Trail), romance noir precursor da idade de ouro do gênero, ganha versão em quadrinhos, em edição em português pela Globo Livro Graphics, com trabalho gráfico de Christian de Metter. O romance já foi filmado duas vezes: em 1932, dirigido por Howard Hawks; e em 1983, versão de Briam de Palma, com o personagem principal imortalizado por Al Pacino.

Scarface, o personagem foi inspirado em Al Capone, conta a história de Tony Guarino, que depois de ser treinado pelo governo como assassino de elite, é liberado com um diploma de bom soldado, mas volta à cena com um novo rosto e não necessariamente interessado em servir à comunidade.

Outra graphic novel recém lançada pela mesma editora é a versão HQ do poema Uivo (Howl), de Allen Ginsberg, um dos mais importantes nomes da geração beat. A tradução é de Luis Dolhnikoff e as ilustrações de Eric Drooker.

Publicado originalmente em 1956, Uivo causou polêmica nos Estados Unidos, onde foi proibido e rendeu processos contra o autor e o editor por obscenidade. A radical defesa da liberdade de expressão e das mais diversas causas libertárias, como o direito à diversidade sexual, a luta contra o preconceito racial e a condenação da guerra, alia-se em Uivo a uma poesia próxima da dicção das ruas e distante da linguagem rebuscada adotada pelo gênero na época.

Fichas Técnicas:
Scarface
Autor: Armitage Trais e Christian de Meter
Tradutor: José Geraldo Couto
Editora: Globo Livros graphics
110 páginas
Preço: R$ 34,90

Uivo
Autor: Allen Ginsberg
Ilustrador: Eric Drooker
Tradutor: Luis Dolhnikoff
Editora: Globo Livros graphics
274 páginas
Preço: R$ 34,90

*Com informações enviadas ao blog pela editora

Tags: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário