Almanaque relembra trilhas sonoras de filmes

postado por Andreia Santana @ 2:57 AM
30 de maio de 2012

Chega às livrarias do país agora em junho o Almanaque da Música Pop no Cinema, de Rodrigo Rodrigues, editado pelo selo Lua de Papel, da LeYa Brasil. O livro, recheado de fotos, conta a história da música pop no cinema desde a época em que as trilhas eram tocadas ao vivo, em sincronia com as cenas e arranjos improvisados pelos músicos no momento da exibição, até as principais trilhas sonoras da sétima arte.

A obra traz ainda uma sinopse de cada longa citado, explica o motivo da trilha sonora ser marcante, além de contar curiosidades sobre o filme e trazer a trilha completa. Quem não se lembra da música de “Os Goonies”? Ou de Uma Thurman em Pulp Fiction ouvindo “Girl, you’ll be a woman soon”, na pele de Mia Wallace?  E da batida a la Beatles do refrão de “That thing you do”, do The Wonders – O sonho não acabou?

O autor resgata também histórias de bastidores. James Cameron, por exemplo, queria que a cantora Enya fizesse a trilha sonora de Titanic, mas uma série de contratempos a impediu e Celine Dion acabou sendo a segunda escolha. Outro exemplo: Tom Parker, o empresário de Elvis Presley, descobriu o filão de colocar o rei do rock para estrelar filmes. “Filmes que alimentam discos que alimentam filmes”, era o que Parker dizia. Em um período de cerca de 10 anos, Elvis estrelou 31 filmes, mais do que a diva Marilyn Monroe ao longo de toda a sua carreira, e chegou a ser o ator mais bem pago de Hollywood na época.

Há diversas outras histórias e curiosidades e o autor mostra com sua pesquisa que a trilha sonora deixou de ser apenas um acessório para os filmes e tornou-se parte essencial da narrativa.

Ficha Técnica

Almanaque da música pop no cinema

Autor: Rodrigo Rodrigues

216 páginas

Lua de Papel / LeYa Brasil

Preço: R$ 59,90

*Com informações da LeYa Brasil

Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário