Livros da Edufba ganham prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia

postado por Andreia Santana @ 7:44 PM
5 de agosto de 2012

Os livros Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909), de Robério Souza, e A raposa e a águia: J.J. Seabra e Rui Barbosa na Política Baiana da Primeira República, de Silvia Noronha Sarmento, publicados pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), foram dois dos ganhadores da categoria Obra Publicada, do I Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia, promovido pela Fundação Pedro Calmon. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece neste segunda-feira, dia 6 de agosto, às 17h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (nos Barris).

No livro Tudo pelo trabalho livre!, Robério Souza aborda a vida dos trabalhadores ferroviários (negros, em sua maioria) no período pós-abolição e nos anos iniciais do período republicano.  Já em A raposa e a águia, Silvia Noronha Sarmento traz à tona a história de J.J. Seabra e Rui Barbosa, importantes personagens da política baiana durante os primeiros anos da república.

Livro do mês - E por falar em Edufba, agora em agosto, a editora faz uma homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado, escolhendo como livro do mês a publicação, Gabriela, baiana de todas as cores, de autoria da escritora e artista plástica Sonia Regina Caldas. A obra pode ser adquirida com 20% de desconto no Setor Comercial ou nas Livrarias Edufba durante todo o mês de agosto. Resultado da tese de doutorado da autora, o livro apresenta diversas leituras sobre ilustrações e capas de várias edições do romance Gabriela, cravo e canela no Brasil e no mundo.

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário