Nelson Cerqueira lança primeiro livro de poesias

postado por Andreia Santana @ 10:27 PM
11 de setembro de 2012

O professor Nelson Cerqueira lança seu primeiro livro de poesias, Pêndulo, nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 19h30, no Sebo Praia dos Livros (Porto da Barra). Na ocasião, o autor participa como convidado do projeto Pós-lida Recital de Poesia e Alguma Prosa. Na mesma noite, acontece ainda o lançamento do curta-metragem Testemunhas de um leitor de Jorge Amado, de Carlos Pronzato. A entrada para o evento é gratuita.

Pêndulo, que sai pela editora Imago, é o oitavo livro de Nelson Cerqueira. A obra começou a ser organizada pelo escritor Ildásio Tavares, morto em 2010, e contempla textos produzidos nos últimos 40 anos, em versos-livres e ambientados desde o sertão baiano (Cerqueira nasceu em Irará) até os Estados Unidos, onde o autor fez mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Indiana. Ildásio Tavares tomou conhecimento com a produção poética de Cerqueira ainda nos anos 60 e selecionou os poemas dessa coletânea em um arsenal de 1800 textos.

Os poemas de Pêndulo são apresentados sem pontuação e acentuação, o que segundo o autor deixa o leitor livre para mudar o ritmo, “de acordo com seu fôlego e preferência de ênfase”.

Quem é - Nelson Cerqueira, professor na Universidade de Indiana e em cursos de mestrado e doutorado da Ufba, estudou filosofia na França, Itália e Alemanha e já publicou obras de crítica literária e também coletâneas de artigos seus anteriormente editados no Brasil e no exterior. 

Tags: , , , , , ,

Uma Resposta to “Nelson Cerqueira lança primeiro livro de poesias”

  1. Fernando Tanajura  Says:

    Parabéns para o autor com votos de muito suscesso. Abraços poéticos, Fernando Tanajura

Deixe seu comentário