Gabinete Português promove leituras públicas

postado por Andreia Santana @ 7:45 PM
24 de outubro de 2012

Fachada do Gabinete Português de Leitura, que fica em frente à praça da Piedade. Foto: Fernando Vivas – Agência A TARDE

O Gabinete Português de Leitura inicia, a partir desta sexta, dia 26, às 10h, a terceira edição da Semana baía-de-Todos-os-Santos, com uma exposição temática: Naufrágios na Baía de Todos os Santos. O evento também reunirá autores e leitores, na biblioteca do Gabinete, entre os dias 29 a 31 de outubro, das 17h às 18h, para sessões de leitura pública de obras que tratam sobre a BTS.

Ao invés de palestras, o escritor senta-se numa mesa com o seu livro e faz uma apresentação informal, destacando trechos representativos, sempre com a interação do público, permitindo um exercício literário, filosófico, científico e técnico na apreciação do conteúdo da obra.

No dia 29, o professor engenheiro José Góes de Araujo fará a leitura do livro Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira. No dia 30, o livro será Bahia de Todos os Santos, com leitura do professor e engenheiro Sérgio Faria. Já no dia 31, o professor engenheiro Adinoel Motta Maia lerá trechos de A Cruz dos Mares do Mundo.

Exposição - A mostra Naufrágios na Baía de Todos os Santos é baseada no livro “Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira”, do professor José Góes de Araújo. O público irá conhecer, através de um grande mapa horizontal, os pontos exatos onde ocorreram os naufrágios, assim como as datas, navios e suas bandeiras (países de origem). Na ocasião, o engenheiro falará sobre os aspectos históricos, geográficos e técnicos desses naufrágios como, por exemplo, os referentes aos diversos barcos holandeses afundados em batalhas navais, ocorridas no século XVII.

Programação:

Dia 26 de outubro, às 10h, abertura da exposição Naufrágios na Baía de Todos os Santos

Dia 29, das 17 às 18 horas -  leitura do livro Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira

Dia 30, das 17 às 18 horas – leitura do livro Bahia de Todos os Santos

Dia 31, das 17 às 18 horas –  A Cruz dos Mares do Mundo

Dia 1º, às 8h, na Igreja de São Pedro – missa em Ação de Graças a Todos os Santos

Tags: , , , ,

Deixe seu comentário