Livro do Mês da Edufba homenageia a Consciência Negra

postado por Andreia Santana @ 5:12 PM
8 de novembro de 2012

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o escolhido como Livro do Mês pela Editora da Universidade Federal da Bahia – EDUFBA é O Negro na Bahia: um ensaio clássico sobre a escravidão, de Luiz Vianna Filho. A obra, publicada em 2008, pode ser adquirida nas Livrarias da EDUFBA dos campus de Ondina e do Canela e na unidade do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) pelo valor de R$ 28,00, até  o final do mês.

O Negro na Bahia aborda vários aspectos da história baiana, tendo como assunto principal o tráfico negreiro. Lançado pela primeira vez na década de 1940 (Editora José Olympio/1946), com prefácio escrito por Gilberto Freyre, o livro ganhou em 2008 uma nova edição em comemoração ao centenário de nascimento do autor. A obra traz como temas a evolução do negro na Bahia, o negro no Recôncavo, o sertão e o negro, bantos e sudaneses na Bahia, dentre outros assuntos.

Luiz Vianna Filho foi jornalista, historiador, biógrafo, professor e ex-governador da Bahia. Escreveu outras obras relacionadas à história do Estado, como A Sabinada: a República Baiana de 1834 (Editora José Olympio/1938).

Tags: , , ,

4 Respostas to “Livro do Mês da Edufba homenageia a Consciência Negra”

  1. Publicar livro | Livro do Mês da Edufba homenageia a Consciência Negra – A Tarde On Line – Editora Todas as Letras  Says:

    [...] Article from http://literatura.atarde.uol.com.br/?p=1907 Receber artigos por e-mail: Cancele a [...]

  2. Livro do Mês da Edufba homenageia a Consciência Negra - A Tarde On Line - Agência Literária ab2w  Says:

    [...] Article from http://literatura.atarde.uol.com.br/?p=1907 Category : Noticias 0 Comm facebook Twitter del.icio.us digg stumbleupon [...]

  3. Bianca  Says:

    muito bom :))

Deixe seu comentário