Selo Negro lança livro em Salvador nesta sexta

postado por Andreia Santana @ 12:52 PM
27 de novembro de 2012

O livro Mulheres negras do Brasil escravista e do pós-emancipação, publicação da Selo Negro Edições, será lançado nesta sexta-feira, dia 30, em Salvador, na Livraria LDM do Espaço Itaú Glauber Rocha (praça Castro Alves).

A obra é organizada pelos historiadores Giovana Xavier, Juliana Barreto Farias e Flavio Gomes e oferece um quadro amplo das experiências das mulheres negras, primeiras agentes da emancipação da comunidade de africanos e de seus descendentes na diáspora. No livro estão reunidos artigos de 20 importantes especialistas no tema, cobrindo o Brasil de norte a sul em termos teóricos e no uso de fontes diversas. A coletânea também passeia por cidades, plantations e áreas de mineração nos séculos XVIII, XIX e primeiras décadas do século XX.

Além dos três organizadores, assinam os textos de Mulheres negras do Brasil…: Adriana Dantas Reis, Antônio Liberac Cardoso Simões Pires, Camillia Cowling, Eduardo França Paiva, Flavia Fernandes de Souza, Isabel Cristina Ferreira dos Reis, Luciano Figueiredo, Marcelo Paixão, Maria Cristina Cortez Wissenbach, Maria Helena P. T. Machado, Mary Karasch, Paulo Roberto Staudt Moreira, Petrônio Domingues, Sandra Lauderdale Graham, Sandra Sofia Machado Koutsoukos, Solange P. Rocha e Valéria Gomes Costa.

A principal proposta do livro, segundo os historiadores, foi não somente caminhar a partir das mulheres, mas com elas e por meio delas. Por conta disso, os textos tiveram como centro da análise os percursos de pequenas biografias, em uma diversidade territorial que abrange grandes cidades escravistas, destacando principalmente os estados de Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Goiás, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Outro diferencial do livro é a construção da narrativa de forma diferenciada da abordagem acadêmica tradicional. Além disso, os artigos possuem uma rica diversidade de fontes documentais utilizadas nas pesquisas, como processos, jornais, literatura, inventários, músicas, poesias, registros de óbito, de batismo, iconografia e etc.

Ficha Técnica: 

Mulheres negras no Brasil escravista e do pós-emancipação

Organizadores: Giovana Xavier, Juliana Barreto Farias e Flavio Gomes

Editora: Selo Negro Edições

320 páginas

Preço: R$ 79,90 (ebook R$ 55,90)

Mais informações no site: www.selonegro.com.br

*Com informações fornecidas pela editora

Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário