Romances pretendem decifrar A divina comédia e Os lusíadas

postado por Andreia Santana @ 4:19 PM
11 de dezembro de 2012

Dois romances que chegam ao mercado editorial brasileiro neste final de ano, editados pelo selo Generale (Editora Évora), pretendem decifrar possíveis mistérios contidos nos clássicos da literatura universal A divina comédia (Dante Alighieri) e Os lusíadas (Luiz de Camões). Misturando realismo fantástico e supostos dados históricos, as obras devem agradar aqueles fãs de livros que apelam para a boa e velha “teoria da conspiração”, ou seja os leitores de Dan Brown e cia.

O livro secreto de Dante, de Francesco Fioretti, traz uma história fictícia concebida a partir da morte do poeta medieval italiano e lança o questionamento se ele teria morrido de causas naturais ou assassinado. No melhor estilo O Código Da Vinci, o livro de Fioretti pretende revelar um suposto código oculto em A Divina Comédia.

A página perdida de Camões, de Luciano Milici, é uma história de ficção que tenta desvendar o que teria ocorrido com uma das páginas do manuscrito original de Os lusíadas. Registra a história oficial, que o poeta português sobreviveu a um naufrágio no rio Mekong (no atual Vietnã), há mais de 400 anos, e que no acidente, por pouco não se perderam as páginas que continham os mais de cem mil versos de Os lusíadasO livro de Milici mistura supostos dados históricos com fantasia e cria uma trama que coloca Luiz Vaz de Camões como uma espécie de agente em missão secreta. O autor toca ainda em um ponto polêmico da vida do vate lusitano, que é a lenda (ou fato histórico) de que ele teria deixado a esposa morrer no naufrágio para poder salvar o manuscrito de seu poema épico.

Fichas Técnicas:

O livro secreto de Dante

Autor: Francesco Fioretti

Editora Évora / Generale

256 páginas

Preço: R$ 39,90

 

A página perdida de Camões

Autor: Luciano Milici

Editora Évora / Generale

392 páginas

Preço: R$ 49,90

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário