Tordesilhas lança edição com texto integral de O mágico de Oz

postado por Andreia Santana @ 3:41 PM
13 de fevereiro de 2013

Na carona da estreia nos cinemas do filme Oz, mágico e poderoso, espécie de prólogo para a história, o selo editorial Tordesilhas lança no Brasil uma nova edição da versão completa do texto original de O Mágico de Oz, de L. Frank Baum. A edição é ilustrada por Ana Raquel, famosa ilustradora brasileira de obras infanto-juvenis, e tem tradução de Tiago Novaes Lima.

A primeira edição de O Mágico de Oz é de 1900 e a obra, lançada inicialmente nos EUA, rapidamente, tornou-se destaque entre os contos de fada modernos. Quando escreveu O Mágico de Oz, Frank L. Baum, que criou o livro a partir das histórias que contava aos filhos, queria romper com a norma dos contos clássicos, sempre sombrios e pontuados do que ele chamava de “uma moral aterradora”. Segundo Baum, as crianças modernas (ou seja, aquelas de 1900, no limiar da virada do século XIX para o XX), queriam mais entretenimento, sem abrir mão do fantástico, mas de preferência, sem incidentes desagradáveis sucedendo-se nas histórias.

Para quem não conhece, O Mágico de Oz conta a história da menina Dorothy, orfã que vive no estado do Kansas, com os tios Emily e Henry e o seu cãozinho Totó. Um ciclone arrasta Dorothy para o país de Oz, onde ela herda os sapatos dourados da Bruxa  Má do Oeste e é aconselhada a pegar a estrada de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde encontrará o Grande Mágico de Oz, o único que poderá mandá-la de volta para o Kansas. Na jornada, ela encontra três amigos: O Leão, que deseja pedir ao mágico que o torne corajoso, o Espantalho, que deseja pedir um cérebro, e o Homem de Lata, que anseia por um coração…

Considerada uma história atemporal, O Mágico de Oz usa a longa jornada de Dorothy como metáfora para a autodescoberta, levando a menina e seus amigos a descobrirem qualidades inimagináveis dentro de si mesmos. O livro também fala sobre amizades verdadeiras e família.

Ficha Técnica:

O Mágico de Oz

Autor: Frank L. Baum

Ilustrações: Ana Raquel

Tradução: Tiago Novaes Lima

Editora Alaúde / Selo Tordesilhas

132 páginas

R$ 39,90

*Com informações da assessoria da editora Alaúde

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário