Livros apostam em projetos multimídia para leitores hiperconectados

postado por Andreia Santana @ 3:25 PM
23 de fevereiro de 2013

Dois projetos literários recentes voltados para o público jovem (não que os mais velhos não possam ler, desde que se identifiquem com as propostas), lançados por editoras diferentes, a Gutemberg e a Évora, apostam na literatura fantástica nacional e no uso de ferramentas multimídia como complemento às histórias em papel. A ideia é atender a nova geração hiperconectada, oferecendo além da narrativa em si, outras possibilidades de fruição, com vasto conteúdo on line como games, sites, histórias paralelas para download e até trilha sonora para acompanhar a leitura.

A aposta da editora Évora é na “nova onda zumbi” que varre o planeta após o sucesso do projeto The Walking Dead, que inclui HQ, games, série de TV e romances.

O livro Apocalipse Zumbi – Os primeiros anos, de Alexandre Callari, é o primeiro volume de uma trilogia que conta com trilha sonora especial, book trailer e um site com conteúdo exclusivo (acesse aqui). Nem bem o primeiro volume chegou às livrarias do país, agora em fevereiro, a editora já anuncia o segundo livro para até o final do primeiro semestre.

Apocalipse Zumbi segue a fórmula clássica: o mundo é dominado por uma praga que transforma os seres humanos em mortos-vivos e um grupo de sobreviventes luta para não sucumbir. Nesse caso, a ação é concentrada na vida do casal Manes e Liza. O diferencial do projeto está na trilha sonora, que é um complemento das histórias, pois as músicas compostas pelo próprio Callari acabam contando um pouco mais sobre cada personagem.

Já a editora Gutemberg lança o primeiro volume da saga Red Luna, A biblioteca do Czar, literatura fantástica escrita pelos brasileiros Gabriel Morato e Marcos Inoue. A saga fala de três clãs inimigos de vampiros que, enquanto se alimentam da humanidade, resolvem na base da briga suas rixas antigas: os Varnis (sugadores de sangue), os Devas (drenadores de magia) e os Auras (devoradores de emoção).

O universo mágico da trilogia, além de um site (acesse aqui), engloba jogos de simulação e luta, cardgames e histórias paralelas que não entraram nos livros impressos, para download. A saga também tem fanpage no Facebook – www.facebook.com/UniversoRedLuna.

A biblioteca do Czar, ambientado na Rússia durante as guerras napoleônicas, apresenta o clã dos Varnis. O livro conta a história de Miguel, um jovem taverneiro que mora na cidade de St. Jean de Luz (país Basco), e tem como seu local favorito a biblioteca cheia de relíquias de seu tio, o arqueólogo Lasko. Em uma das viagens do tio, Miguel recebe a visita do varni Fleam, que está à procura de um mapa antigo. O rapaz então se vê envolvido na luta entre os vampiros e precisa viajar até a Rússia, onde não faltam aventuras, diários criptografados que precisam ser decifrados e todos os outros elementos sobrenaturais que fazem a alegria dos fãs de literatura fantástica. O primeiro capítulo pode ser lido online aqui (arquivo em PDF).

Os próximos volumes da trilogia são A Chave Larshan, sobre o clã dos Devas e O Mestre Tatuador, sobre os Auras.

Fichas Técnicas:

Apocalipse Zumbi – Os primeiros anos

Autor: Alexandre Callari

Editora Évora

336 páginas

R$ 39,90

Red Luna – A Biblioteca do Czar

Autores: Gabriel Morato e Marcos Inoue

Ilustrações: Carlos Sneak , Leticia Gois Vilela , Marcos Inoue

Editora Gutemberg / Grupo Editorial Autêntica

200 páginas

R$ 35,90

Tags: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário