Livro busca entender The Walking Dead sob perspectiva filosófica

postado por Andreia Santana @ 3:02 PM
27 de maio de 2013

Depois de O Hobbit (J.R.R.Tolkien) e Guerra dos Tronos (George R.R. Martin), agora é a vez de The Walking Dead, série de TV inspirada em HQ homônima de Robert Kirkman, ser analisada sob a ótica da filosofia, em mais um volume da Coleção Cultura Pop, publicada no Brasil pela Editora Best Seller. The Walkind Dead e a filosofia promete uma análise da série apocalíptica a partir dos sistemas filosóficos de São Tomás de Aquino, Platão e Schopenhauer.

A ideia da obra é responder sob a ótica da filosofia questões do tipo: como encarar uma realidade em que os mortos andam e estão ávidos para devorar os vivos? Após o fim da civilização, é uma obrigação continuar seguindo leis? Zumbis ainda são pessoas e possuem direitos?

Essa última pergunta, inclusive, serve de mote para uma série britânica sobre zumbis que estreou em março deste ano na Inglaterra, com relativo sucesso, e já vem dando o que falar entre os fãs do gênero. Produzida pela BBC, In The Flesh (ainda sem tradução para o português, mas que em adaptação livre seria Na Carne), parte do pressuposto de que após um apocalipse zumbi e da cura para a zumbificação ter sido encontrada por cientistas, os infectados, embora continuem exibindo características físicas de mortos-vivos, voltam a ser capazes de pensar e se comunicar como no tempo em que eram vivos e perdem o interesse em devorar pessoas. O problema é que os zumbis reabilitados são tratados com preconceito pelos não infectados e mantidos em guetos.

A coleção Cultura Pop é organizada pelos professores Christopher Robichaud, que ensina ética em Harvand, e William Irving, que ensina no King´s College. A ideia é refletir sobre obras da literatura, cinema, quadrinhos e TV a partir das ideias e conceitos filosóficos de grandes pensadores.

Ficha Técnica:

The Walking Dead e a filosofia 

Autores: Christopher Robichaud e William Irving

Tradução: Patrícia Azeredo

Editora Best Seller / Grupo Editorial Record

98 páginas

Preço: 19,90

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário