Obra do poeta Damário da Cruz será preservada em site

postado por Andreia Santana @ 3:03 PM
13 de junho de 2013

Damário da Cruz, poeta e fotógrafo baiano / Crédito da imagem: Margarida Neide – Ag. A TARDE

A obra resultante dos 40 anos dedicados à literatura do jornalista, escritor, publicitário, fotógrafo e poeta baiano Damário Dacruz será imortalizada em um site na internet. O lançamento da página (www.damariodacruz.com.br) acontece neste sábado, dia 15, em Cachoeira, no recôncavo baiano, onde o autor mantinha o projeto Pouso da Palavra, criado por ele nos anos 90 para servir de palco às diversas manifestações culturais da região. O evento, que acontece no Pouso, começa às 20h e é aberto ao público.

A programação de lançamento integra os festejos da “Ressaca de Santo Antônio” e terá a participação das rezadeiras de Cachoeira, apresentações musicais, sarau literário e a abertura da exposição coletiva de artes visuais – “Xangô Menino”.

O site traz informações sobre a trajetória pessoal e profissional de Damário da Cruz, além de oferecer para consulta parte de sua obra digitalizada. São poesias, fotografias, foto-poemas, cartazes e livros. O endereço na internet permitirá ainda um passeio virtual pelos diversos espaços do Pouso da Palavra, como arquivo fotográfico, Jardim de Sócrates, café literário, lojinha com produtos artesanais da região e a biblioteca. O acervo da biblioteca, inclusive, em breve estará acessível ao público, no espaço físico, a partir da transformação do local em um Ponto de Leitura do Ministério da Cultura.

No Pouso da Palavra está o acervo completo do artista nascido em Salvador, mas cachoeirano de coração, que foi restaurado e catalogado e inclui manuscritos originais, rascunhos de caderno, anotações pessoais, recortes de jornal, poemas e fotografias ao redor do mundo. Segundo Lívia Cunha, uma das idealizadoras do projeto de resgate da obra de Damário, o trabalho de pesquisa e recuperação da produção do “fotógrafo da poesia”, como ele era chamado, resultou na descoberta de poemas inéditos e fotografias nunca publicadas.

O site, que foi produzido pela Baluart, com financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (Funceb), através do Edital de Demanda Espontânea, terá também informações sobre o Instituto Damário da Cruz, fundado em dezembro do ano passado para incentivar e promover a produção artística regional e nacional, em articulação com entidades públicas e privadas.

Tags: , , ,

2 Respostas to “Obra do poeta Damário da Cruz será preservada em site”

  1. José Carlos Pinho  Says:

    Maravilhosa idéia.Agora ele já tem o seu”site”.Mas,está e estará, eternamente ,no nosso coração.

  2. Edilson Cardoso  Says:

    Secretaria de Cultura de Guarulhos abre “Concurso literário”
    Inscrições de 9 de setembro a 31 de outubro de 2013

    Válido para todo Brasil

    Informações em: http://apalavraemprisma.wordpress.com/participar/

    Curta nossa página e divulgue essa oportunidade no Facebook
    https://www.facebook.com/pages/A-Palavra-em-Prisma/295306530607150?notif_t=fbpage_fan_invite

Deixe seu comentário