Guerra dos Tronos vira graphic novel

postado por Andreia Santana @ 3:28 PM
31 de julho de 2013

O primeiro volume de As crônicas de gelo e fogo, Game of thrones (traduzido no Brasil como Guerra dos Tronos), do escritor George R.R. Martin, foi transformado em graphic novel pelo romancista Daniel Abraham e o ilustrador Tommy Patterson. O projeto, que contou com a supervisão de Martin, chega ao Brasil pelo selo Fantasy, da editora Casa da Palavra (Grupo Editorial LeYa).

George R. R. Martin assina o prefácio da obra e no texto de apresentação, confessa sentir-se orgulhoso da transcrição de seu denso romance para o formato HQ. Além disso, o escritor, dando mostras de ser um grande entendedor de cultura pop, traça um panorama afetivo da origem dos quadrinhos, partindo de suas memórias de infância e juventude.

O roteiro da graphic novel Guerra dos Tronos foi escrito a partir do mesmo material original do romance e o resultado é fiel ao livro e ao universo criado por Martin. No traço de Tommy Patterson, Westeros ganha vida através de detalhes minunciosos e muitas cores. Segundo Martin, no início do projeto foi feito um concurso entre ilustradores convidados, para que o criador dos desenhos fosse escolhido. Embora o nível dos desenhos tenha sido altíssimo, ainda de acordo com o escritor, Patterson se destacou por ter consequido criar Westeros muito parecido com aquilo que o autor tinha em mente quando iniciou a saga nos anos 90.

Veja uma das páginas do HQ (da edição em inglês): 

No final do álbum, os leitores conferem um making of do projeto de adaptação de Guerra dos Tronos para os quadrinhos, com curiosidades, comentários dos autores e detalhes do processo de criação, incluindo os desafios que tiveram de vencer para escrever e ilustrar um roteiro fiel a um romance enorme e cheio de meandros e reviravoltas na história.

Os outros romances de As crônicas de gelo e fogo devem também ser transpostos para HQ, completando a coleção. O nome escolhido para a novela em quadrinhos seguirá a mesma lógica da série televisiva no canal fechado HBO, onde já foram exibidas três temporadas, com as adaptações dos três primeiros romances da saga, mas todas chamadas apenas de Guerra dos Tronos. O nome do primeiro romance de As crônicas… também é usado para batizar outros projetos ligados à saga, como games e cards.

Ficha Técnica:

Guerra dos Tronos HQ – Volume 1

Autor: Daniel Abraham (baseado na obra original de George R. R. Martin)

Ilustrações: Tommy Patterson

240 páginas

Editora: Casa da Palavra / Grupo LeYa

R$ 39,90

Tags: , , , , , , , ,

Deixe seu comentário