Clássicos de Gilberto Freyre e de Cecília Meireles ganham edições comemorativas

postado por Bruno Porciuncula @ 3:07 PM
27 de dezembro de 2013

Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, e Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, comemoram 80 e 60 anos de lançados, respectivamente. Para celebrar as datas, a Global Editora lançou edições comemorativas das obras.

A edição de Casa-grande & Senzala tem capa dura e traz, além dos dois cadernos iconográficos já existentes nas edições anteriores, um caderno colorido com fotos e documentos referentes à primeira edição e textos críticos de Darcy Ribeiro, Roland Barthes, entre outros, que mostra a recepção do livro ao longo dessas oito décadas.

A de Romanceiro da Inconfidência também tem uma edição em capa dura com ilustração de autoria de Lelis, artista mineiro, nascido em Montes Claros. A edição também traz ensaios críticos de Alfredo Bosi, Miguel Sanches Neto, Hélio Pólvora, Paulo Rónai, Darcy Damasceno, Walmir Ayala, Maria da Glória Bordini e Flávio Loureiro Chaves, além de um caderno de fotos de Cecília Meireles em viagem pelas cidades históricas mineiras.

Com poesia de Cecília Meireles, a obra em prosa romanceia acontecimentos históricos do final da década de 1780. O poema (na verdade formado por vários poemas que também podem ser lidos isoladamente) recria os dias da época, em que um grupo de intelectuais mineiros no fim do século XVIII sonhou se libertar do domínio colonial português e do desastre que se abateu sobre as suas vidas e a de seus familiares.

 

 

 

 

 

 

 

 

Romanceiro da Inconfidência
Cecília Meireles
Global Editora
362 páginas
R$ 69

 

 

 

 

 

 

 

Casa-grande & Senzala
Gilberto Freyre
Global Editora
728 páginas
R$  99

Tags: ,

Deixe seu comentário