Livro conta a história da exploração do ouro no Brasil

postado por Andreia Santana @ 6:49 PM
18 de março de 2011

A história da corrida do ouro durante o Brasil colonial é recontada pelo jornalista Lucas Figueiredo no livro Boa Ventura!, lançamento da Editora Record que chega ao mercado brasileiro agora em março. A obra é ambientada em 1876, durante a decadência do império lusitano e após o fim do ciclo do ouro.

Em tom de flashback e unindo aventura e história, o livro começa com a falência do tesouro do rei D. Luis I, no final do século XIX, que vasculhando os cofres do reino em busca de joias e itens de valor para venda, encontra uma pepita de ouro de 20 quilos. A partir daí, a obra revive os detalhes da febre do ouro no Brasil e em Portugal.

São narradas em Boa Ventura! desde as tentativas infrutíferas dos primeiros anos da colonização, quando as expedições para localizar ouro e pedras preciosas deram em nada e muito dos “homens valorosos do reino” encontraram a morte por doenças tropicais nos confins das florestas, até a descoberta do metal precioso, primeiro em Minas Gerais, depois Bahia e Goiás.

Lucas Figueiredo traça um painel  riquíssimo tanto dos desafios em domar a natureza selvagem quanto a humana, pois não faltam traições, intrigas, assassinatos e muita corrupção nessa história.

Ficha Técnica:
Boa Ventura!

Autor: Lucas Figueiredo

Grupo Editorial Record/Editora Record

368 páginas

Preço: R$ 39,90

*Com informações fornecidas pela editora

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Livro conta a história da exploração do ouro no Brasil”

  1. larissa  Says:

    adoreiii me salvou no trabalho…

  2. larissa rosana  Says:

    me salvou da escola bijussssssssssss

Deixe seu comentário