Penitenciárias recebem oficinas de leitura

postado por Andreia Santana @ 11:40 PM
1 de dezembro de 2010

Detentos e agentes penitenciários de quatro estados brasileiros integram o projeto Uma janela para o mundo – Leitura nas prisões. A iniciativa chega nesta quarta, dia 2, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, mas também já cotemplou prisões em Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO); além de ocorrer, nos dias 9 e 10 de dezembro, em Campo Grande (MS).

O projeto é uma parceria dos ministérios da Cultura, Educação, Justiça e Desenvolvimento Agrário, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Ao todo, o Minc investiu R$ 160 mil no projeto, com a doação de oito pontos de leitura nas quatro penitenciárias federais. Juntos, os quatro presídios atendem a aproximadamente 500 apenados.

Além do acervo do Ministério da Cultura, as penitenciárias receberam também obras do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do MDA. Os acervos foram ampliados com doações de familiares dos internos e de instituições parceiras.

Cada ponto de leitura doado pelo MinC é composto por um acervo de 650 obras – exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, DVD’s, enciclopédias, entre outros.  A oficina de capacitação será feira por consultores da Unesco, buscando sensibilizar detentos e agentes penitenciários para a importância da leitura.

Taí uma boa dica para a Secretaria de Justiça da Bahia. Apesar de soar um pouco utópico, a leitura pode ser um caminho de ressocialização e humanização dos detentos.

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário