Planeta lança segundo volume da trilogia O Terceiro Reich

postado por Andreia Santana @ 9:05 PM
6 de outubro de 2011

Invasão de tropa nazista ao gueto de Varsóvia

Essa dica é para os amantes de história. O Terceiro Reich no poder, segundo volume da trilogia do historiador Richard J. Evans sobre o nazismo, já está disponível nas livrarias, em publicação no Brasil pela Editora Planeta. A obra é um compêndio de 1024 páginas, que combina narrativa, descrição e análise dos acontecimentos que consolidaram a ditadura de Hitler, entre 1933 e 1939, no período anterior à II Guerra Mundial. Embora dê sequência ao primeiro livro – A chegada do Terceiro Reich – , pode ser lido de forma independente, mesmo por quem não conhece a obra anterior, mas tem interesse específico nas questões políticas do nazismo.

O livro mostra como Hitler manipulou diversos setores da polícia e do exército até chegar ao cargo de chanceler, transformando a Alemanha em um estado de partido único, direcionado quase que exclusivamente para a guerra e o ódio racial. Em pouco tempo, muitos direitos individuais foram suprimidos, assim como leis até então estabelecidas. Entraram em vigor novas legislações, feitas para legitimar a execução de inimigos, principalmente comunistas e sociais-democratas, num primeiro momento, e posteriormente, judeus, ciganos, negros e homossexuais.

A criteriosa pesquisa de Evans resgata até as piadas políticas que se fazia na época sobre o regime nazista. Não deixa ainda de focar na propaganda nazista por meio das artes, do cinema, da literatura, dos jornais e principalmente do rádio. O autor detalha também as brigas internas pelo poder dentro do Partido Nazi, o sufocamento da Igreja Católica e a campanha de acusações de crimes sexuais cometidos por seus integrantes; além da influência da política nazista na educação escolar, o declínio da ciência com a fuga de cientistas dos países dominadmos e a gradual escassez de matérias-primas. Uma parte importante da obra é dedicada a explicar o ódio dos nazistas pelos judeus e a inclemente perseguição que culminaria no Holocausto.

Quem é – Richard J. Evans é um dos mais destacados especialistas em história da Alemanha na contemporaneidade. Nasceu em Londres, em 1947. Foi professor de história na Universidade Columbia e na Universidade de Londres e atualmente leciona história moderna em Cambridge. Embora tenha vasta bibliografia e importantes prêmios literários e acadêmicos, A Trologia do Terceiro Reich é a primeira obra publicada em português.

Ficha Técnica:

O Terceiro Reich no poder – segundo volume da trilogia de O Terceiro Reich

Autor: Richard J. Evans

Editora Planeta

1024 páginas

R$ 129,90

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Planeta lança segundo volume da trilogia O Terceiro Reich”

  1. LUIS CARLOS MONIZ  Says:

    Livro com certeza esclarecedor e desafiador, procuro por informações a respeito do primeiro volume, não consigo encontrar alguém que queira vender, poderiam me ajudar, para que eu possa adquirir os 2 volumes e assim aguar o terceiro? Obrigado.

  2. Andreia Santana  Says:

    Oi Luis Carlos,
    A melhor forma de você conseguir informações sobre os volumes da série é acessar o site da editora Planeta, responsável pela publicação dos livros: http://www.editoraplaneta.com.br/. Abs!

Deixe seu comentário