Geração lança biografia de Neil Gaiman

postado por Andreia Santana @ 11:53 PM
13 de dezembro de 2011

O homem é multitalentoso, sem dúvida. É escritor, roteirista de cinema e TV, autor de HQs, blogueiro, cineasta e pai de família. De quem estou falando? Perdoem o tom babação do post, mas é do meu muso: Neil Gaiman, cuja biografia sai publicada no Brasil neste final de ano pela Geração Editorial.

Fenômeno da cultura pop, amado por leitores (e sobretudo leitoras), considerado um dos 10 maiores escritores pós-modernos ao lado de Thomas Pynchon e William Burroughs, Neil Gaiman, britânico radicado nos Estados Unidos, é personagem principal das 660 páginas de Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman. O prefácio da obra é assinada por outro muso, Terry Prachett.

No livro, além dos dados biográficos, é possível conhecer detalhes da trajetória profissional de Neil Gaiman, autor que quebrou tabus e transpôs fronteiras ao elevar os quadrinhos ao status de obra de arte literária. É atribuída a ele a “invenção” da graphic novel e tudo graças a Sandman, saga considerada um ícone do gênero.

O biografado - Dividida em doze partes, a biografia mostra desde o apreciador fanático de sushi, sempre vestido de preto, ao criador do Fundo de Defesa Legal dos Quadrinhos (Comic Book Legal Defense Fund).  Nascido em 1960 em Portchester, Inglaterra, Neil Gaiman foi um leitor ávido de literatura de fantasia desde criança, tendo contato desde cedo com os universos de  J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis. Começou a carreira como jornalista e foi crítico de cinema e música; além de ter publicado um livro sobre a banda Duran Duran no começo da carreira. A trajetória nos quadrinhos começou na DC Comics, com Orquídea Negra e Monstro do Pântano, personagens que ressuscitou para a editora. Mas foi Sandman que o tornou mundialmente conhecido e garantiu o World Fantasy Award (o Oscar dos quadrinhos). No cinema, ganharam notoriedade a animação Coraline, homônima a um livro infanto-juvenil de Gaiman, e o cult Máscara da Ilusão. A estreia no gênero literatura fantástica aconteceu com Lugar Nenhum, que bebe na fonte de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, mas com elementos góticos, mitologia e cultura pop. Entre seus maiores sucessos literários estão ainda Deuses Americanos e Os filhos de Anansi. Junto com Terry Prachett escreveu também o hilário e encantador Belas Maldições.

Ficha Técnica:

Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman

Autores: Hank Wagner, Christopher Golden e Stephen R. Bissette.

Tradutor: Santiago Nazarian

660 páginas

Geração Editorial

Preço: R$69,90

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário