Cultura e LeYa Brasil resgatam obra clássica de Otto Maria Carpeaux

postado por Andreia Santana @ 8:15 PM
18 de dezembro de 2011

A Livraria Cultura e a e editora LeYa Brasil vão relançar a História da literatura ocidental, de Otto Maria Carpeaux. Originalmente composta por oito volumes, a obra de 1959, nesta reedição, é dividida em quatro volumes. No primeiro, o leitor encontra uma rigorosa introdução em que o autor expõe seu método de abordagem e sua práxis como historiador e crítico literário; no segundo volume, Carpeaux faz a exegese do barroco e do classicismo no mundo ocidental, com análises da poesia, teatro, epopeia e romance picaresco, entre outros temas e autores como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière. O terceiro volume da coleção apresenta um estudo dos grandes autores do romantismo, além das causas sociais e estéticas desse movimento. Já o quarto e último livro traz uma extensa análise sobre a atmosfera intelectual, social e literária do fin du siècle e o surgimento do simbolismo e daquilo que o autor chama de “A época do equilíbrio europeu”. A obra atemporal de Carpeuax ganha além do box com os quatro livros, versão em e-Book.

O autor - Otto Maria Carpeaux (1900-1978), cidadão austríaco e brasileiro, estudou matemática, física e química na Universidade de Viena, onde se doutorou em Letras e Filosofia. Paralelamente, dedicava-se à música e às ciências humanas e orientou-se na linha do pensamento que vai do historicismo alemão à dialética da História. Patriota, combateu o nazismo e a anexação da Áustria pela Alemanha, tendo sido obrigado, em 1938, a refugiar-se na Bélgica. Em 1939, imigrou para o Brasil, onde escreveu a maior parte de sua obra.

Tags: , , ,

Uma Resposta to “Cultura e LeYa Brasil resgatam obra clássica de Otto Maria Carpeaux”

  1. Lafayette  Says:

    Muito bom, embora de raça desgraçada ou por isso mesmo, compensava o austríaco Carpeaux, em bela letras, tôda a tragédia histórica de ‘Mitteleuropa’
    ensinando aos tropicais brasileiros malemolentes,
    com brilhantismo.

Deixe seu comentário